terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Nerf LongStrike CS-6 Mega Review




A Nerf Longstrike CS-6


Este é meu primeiro post com uma revisão de uma arma de dardos. Então vou explicar como vou conduzir essa revisão, de quais tópicos irei tratar e como eles estão estruturados. O texto está organizado nas seguintes seções: primeiras impressões, design e controles, teste de tiro e conclusões. Na seção primeiras impressões vou falar sobre os primeiros aspectos que vejo na arma, sendo uma introdução do texto de forma geral. Na seção design e controles vou tentar me aprofundar na construção da arma e nos controles que ela tem, como utilizá-los e como realizar um disparo. Na seção teste de tiro mostrarei alguns testes que fiz com a arma e quais foram os resultados. Finalmente, na seção conclusão, vou dar minha opinião final sobre a arma e dizer do que gosto e não gosto nela. Cada seção nesta revisão vai conter uma explicação de seus objetivos e/ou metodologia caso seja necessário, bem como fotos ilustrativas sempre que possível. Lembrando sempre que o que está escrito aqui é apenas a minha opinião – tome-a somente como tal :)


1) Primeiras impressões



Os produtos Nerf são fabricados pela empresa Hasbro. Já existem há tempos nos Estados Unidos. O site oficial em Inglês é http://www.hasbro.com/nerf/en_US/. São lançadores de dardos de espuma que tomam formas inspiradas em armas reais. Neste post eu vou falar sobre a Nerf Longshot CS-6, uma das armas que fazem parte da linha Nerf.

À primeira vista a Longstrike enche os olhos. Com um jeitão de rifle sniper, 1,01 metros de comprimento e um perfil alongado, chama a atenção. Pessoalmente acho que ela é uma das mais armas Nerf mais bonitas que já vi. As cores escolhidas para a pintura também são boas: o azul com o laranja e detalhes em amarelo são mais bonitos que o tradicional amarelo com laranja das outras armas.

Nerf Longstrike CS-6 - Vista geral, aqui com dois carregadores extras presos na coronha (vendidos separadamente)

A Longstrike, de acordo com a propaganda (em inglês,http://www.youtube.com/watch?v=hQQMrACs20c) traz uma proposta de ser uma arma de longo alcance. O alongamento do cano e a mira “em escada” que vêm junto na caixa reforçam essa ideia. Pessoalmente imagino que batalhas Nerfnão são jogadas a distâncias tão grandes. Desta forma, o termo longa distânciapara mim significa conseguir atirar o dardo a uns 12 metros com um pouco de prática. Portanto, levando-se em conta que armas de dardos não são para tiros de altíssima precisão, mas sim para uma boa diversão, a distâncias curtas não se terá problemas com elas.

2) Design e controles

O design da Longstrike, na minha opinião, é seu ponto mais forte. Ela é bonita, e na mão ela dá uma impressão de que é do mal. Parece mesmo um rifle sniper. Já passei algum tempo deitado no tapete atirando em um alvo do tamanho de uma caixa de remédios, no clima one shot, one kill (um tiro, uma morte – referência ao trabalho dos atiradores de elite). Como cada dardo deve ser engatilhado separadamente, isso aumenta a sensação de que estamos falando de um rifle.

A Longstrike usa o clip system para a alimentação dos dardos. Ou seja, ela possui um carregador onde cabem até 6 dardos, que é inserido na parte de baixo da arma quando se tem o engatilhador puxado inteiramente para trás. Os dardos do clip system também são exclusivos para as armas que usam esse sistema – por exemplo, a Recon CS-6 e a Raider CS-35 (que espero revisar logo). Os whistler darts da Nerf não vão servir na Longshot (pretendo revisar os tipos de dardos no futuro também).

Vista da Longstrike por baixo, mostrando o local de encaixe do carregador.

A empunhadura da Longstrike também me agrada. Como as armas Nerf tem um público-alvo infantil, as empunhaduras devem funcionar com mãos menores que a minha. A Longstrike, no entanto, possui um cabo mais longo e um gatilho bem posicionado, de forma que minha mao “de adulto” se encaixa bem. A coronha também é bem colocada e permite que a arma seja segurada sem esforço. O único detalhe que eu gostaria é que o carregador dos dardos ficasse um pouco mais para trás, pois eu tendo a fazer o apoio da arma com o braço esquerdo exatamente onde ele se encaixa. Mas isso não é de forma alguma problema. Depois de 2 minutos já me acostumo.

Empunhadura da Longstrike


Um outro detalhe é que a coronha possui espaço para dois carregadores adicionais (vendidos separadamente). Os carregadores que ela usa também são compatíveis com os da Recon e da Deploy, por exemplo. Isso certamente é bom já que permite que se passe mais tempo em batalha sem a necessidade de remuniciar os carregadores. Outra coisa é que, se você tem a Recon e/ou a Deploy também, pode usar aqueles carregadores nesta, e vice-versa.

Coronha da Longstrike com dois carregadores extras encaixados.

A Longstrike possui 2 partes que podem ser separadas: o rifle propriamente dito, que concentra as partes funcionais da arma, e um extensor de cano, que pode ser encaixado no rifle. O cano é compatível com outras armas Nerf (por exemplo, eu já o usei na Recon) mas existem diferenças de desempenho da arma quando ela está ou não com o cano. Uma coisa, no entanto, é certa: ela fica muito mais legal com o cano :) Além disso, ela possui 4 tactical rais (trilhos táticos onde se pode encaixar acessórios Nerf, como lunetas e miras de ponto de luz). Dois ficam na parte superior do rifle, e outros dois ficam no extensor do cano, um em cima e outro embaixo deste.

A Longstrike em suas partes constituintes: extensor do cano, fuzil, mira, carregador e dardos.

O engatilhador, como eu já mencionei, é manual e cada disparo é precedido de um movimento no primeiro. A posição da alavanca é ao lado da arma, logo atrás do encaixe do carregador. Ela projeta-se tanto para a direita quanto para a esquerda com uma peça laranja. Para se engatilhar, puxa-se a alavanca totalmente para trás, depois empurra-se a mesma totalmente para frente. No movimento para trás, o sistema de alimentação será recolhido e o próximo dardo do carregador será trazido para a posição de primeiro dardo. A mola de disparo também será travada em posição “pronta” e o pistão de ar (plunger) será armado. No movimento para frente, o sistema de alimentação empurrará o dardo do carregador para a posição de disparo. Ao final deste movimento, a arma está pronta para disparar. O gatilho permanece travado durante o engatilhamento e só é liberado quando a alavanca chega ao final do movimento para frente. Imagino que isso seja para evitar disparos acidentais, o que com certeza é bom.

Uma vez que armamos a Longstrike, é hora de mirar. Para tanto, ela vem de fábrica com uma mira fixa e uma mira com partes dobráveis que é encaixada em um dos tactical rails. A recomendação do manual é que ela seja encaixada no rail traseiro do rifle. Ela possui duas “abas”, uma dianteira e outra traseira, que quando combinadas fazem diferentes modos de mira. Estes são alguns dos modos de uso:
  • Com a aba dianteira abaixada e a traseira levantada
  • Com ambas as abas levantadas
  • Com apenas a aba dianteira levantada
Visada feita com apenas a aba traseira da mira levantada. Aba traseira aparece desfocada.
Visada feita com ambas as abas da mira levantadas. Aba traseira aparece desfocada.
Visada feita com apenas a aba dianteira da mira levantada e usando a massa de mira do extensor do cano para apontar para cima, para disparos de maior distância. A massa de mira está desfocada mas sua sombra pode ser vista no 9o risco da "escada" marcada na mira.
Os dois primeiros modos são mais diretos: alinha-se as duas partes da mira e tem-se a visada. O último modo, segundo o manual, pode ser usado para tiros de longa distância, movendo-se a arma de forma que ela aponte em ângulo para cima e alinhando-se a mira fixa do extensor do cano com uma das linhas da aba dianteira da mira dobrável. A figura anterior mostra a visada sendo feita desta maneira.

No entanto, ao meu ver, em batalhas Nerf, e em armas de dardos de espuma em geral, precisão milimétrica não é algo que se espere, ou para o qual essas armas sejam feitasPortanto, a mira para mim serve mais como diversão quando atiro sozinho. Quando estou em uma batalha, prefiro uma pontaria mais instintiva, que pode ser feita mais rápido e com a qual nós acabamos nos acostumandodepois de um tempo com a arma. Não há dúvidas, no entanto, que gastar um tempo do dia tentando acertar aquela caixa de fósforos também faz parte da brincadeira.

Um detalhe que sinto falta é de uma scope ou luneta de mira. Como a Longstrike se apresenta como uma arma de longo alcance, uma luneta seria o complemento ideal para adicionar aquele toque final de fuzil sniper. Uma outra arma Nerf também apresentada como de longo alcance, a Longshot, tem essa luneta. Não é uma luneta de zoom – e eu nem acho que precisemos de zoom numa luneta dessas – mas eu acho que dar à Longstrike uma dessas seria perfeito.

Finalmente, pode-se pressionar o gatilho! E isso, é claro, é bem fácil. Como eu já mencionei, a empunhadura da Longstrike adapa-se melhor à minha mão por ser mais longa e isso também favorece a posição do dedo no gatilho. Automaticamente coloco a ponta do indicador sobre o mesmo, o que não acontece com a Recon, por exemplo – nesta última, meu dedo fica mais para dentro e tenho que conscientemente puxá-lo para fora para que a posição de tiro seja ideal. Nesse quesito, gosto mais da Longstrike. Quando puxa o gatilho, o mecanismo de disparo é liberado, o sistema de pistão comprime o ar e o leva até o dardo, que é lançado para frente.

Em caso de o dardo emperrar no sistema de alimentação, a Longstrike, como outras armas Nerf que usam o clip system, possui uma abertura que pode ser usada para removê-lo. A abertura só pode ser acessada quando o engatilhador é puxado para trás. Portanto, para remover um dardo emperrado deve-se mover a alavanca do engatilhador a todo curso para trás, abrir a tampa que proteje a abertura, remover o dardo com cuidado, depois fechar a tampa, terminar de mover a alavanca do engatilhador para frente e pressionar o gatilho para liberar o mecanismo de disparo.

Abertura para remoção de dardos emperrados com a tampa fechada.
Abertura para a remoção de dardos emperrados com tampa aberta e dardo visível.

Discussão sobre Longstrike x Longshot

Existe na Internet uma discussão sobre qual Nerf é melhor: a Longshot ou Longstrike. Neste sentido, gosto da colocação do site nerfguns.net (http://nerfguns.net/articles/nerf-sniper-rifle/): Tudo depende do que você quer da arma. A Longstrike tem um conjunto interno mais complicado e usa o que se chama de reverse plunger (pistão reverso). Já a Longshot tem partes internas mais simples e um sistema de direct plunger (pistão direto). Até onde pude investigar, e por favor alguém me corrija se eu estiver errado, o pistão direto é quando o pistão em si é a parte móvel e comprime o ar que que chega ao dardo. O pistão reverso é quando o tubo que envolve o pistão é a parte móvel. Quando modificado, o pistão direto pode alcançar uma potência bem maior que a do pistão reverso. Isso, juntamente com uma construção interna mais simples, faz da Longshot uma candidata ideal para os modders de plantão.A Longstrike, no entanto, é mais leve e fácil de ser carregada. De fábrica, o desempenho delas é parecido. Ou seja, no final é uma questão de preferência.

Lembre-se sempre que a caixa das Nerf vem com um aviso que não aconselha a modificação das armas nem o uso de dardos que não sejam os próprios para elas. Portanto, se você fizer isso, é por sua conta e risco.

3) Teste de tiro

Para realizar o teste de tiro, segui um protocolo básico. No entanto, esse teste não tem caráter científico ou de precisão, sendo que fatores como a maneira como eu atiro e as condições do dia como vento também influenciam. Então veja estes números com tudo isso em mente. Para mim, o principal em uma arma de dardos é a diversão, e a distância dos tiros é apenas um dos fatores nessa conta.

O teste seguiu estas linhas:

  • Estendi uma trena no chão que chegava a mais ou menos 15 metros de distância.
  • Carreguei um clip com 6 dardos na arma.
  • Realizei uma pontaria na mesma direção da trena.
  • Usei o fundo de uma casa murada para tentar diminuir a influência de fatores externos como o vento.
  • Realizei 4 tipos diferentes de testes – um para cada modo da arma e maneira de atirar combinados.
  • Tanto quanto possível, a ponta do cano encontrava-se na marca de 0m da trena. Uma variação de alguns centímetros sempre acontece, no entanto.
  • Cada teste consistiu em atirar os 6 dardos do clip, medir as distâncias que cada um atingiu no momento que ele tocou o chão pela primeira vez (aproximado para a primeira casa decimal), e usar esses 6 valorespara calcular a média de distâncias.
Todos os disparos foram realizados da altura do meu ombro, em uma situação normal de disparo. Como tenho em torno de 1,78m, isso coloca o cano da arma a aproximadamente 1,54m de altura do chão quando apontada diretamente para frente. Os 4 tipos de teste foram os seguintes:
  1. Tiro realizado apontando-se o cano diretamente para a frente (perpendicular ao chão), com o extensor do cano montado na arma.
  2. Tiro realizado com o cano aproximadamente a 15-20 graus de inclinaçãoem relação ao chão, com o extensor do cano.
  3. Tiro realizado apontando-se diretamente para frente, sem o extensor do cano.
  4. Tiro realizado com a arma apontada a aproximadamente 15-20 graus deinclinação em relação ao chão, sem o extensor do cano.

As seguintes letras representam as possibilidades de cada situação: E (com o extensor), S (sem o extensor), R (tiro reto) e I (tiro inclinado). Portanto, os 4 testes mencionados anteriormente são representados respectivamente por estas combinações de letras: E/R, E/I, S/R e S/I.
Os resultados estão na tabela 1. Cada uma das distâncias atingidas pelos dardos é dada nas linhas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 para cada teste. Os menores valores atingidos estão destacados em verde, e os maiores em azul. A média simples dos valores é dada na última linha.


E/RS/RE/IS/I
17.68.512.310.4
27.98.19.614.1
37.99.911.210.3
47.410.39.412.1
57.88.510.110.2
67.77.610.310.3





Média7.728.8210.4811.23

Pode-se notar que a a inclinação da arma, como o manual sugere, aumenta a distância de disparo. Nota-se também que a remoção do extensor do cano aumenta a distância percorrida pelos dardos no ar, sendo que um dos disparos sem essa peça chegou a 14,1 metros de distância, o que é quase 40% mais mais do que o anunciado na caixa (10,7 m). Em geral, gosto desses números e não vejo problemas nessas distâncias.

Quanto ao teste de precisão, ainda não achei uma maneira boa de fazê-lo. Posso dizer que a Longstrike é precisa e que eu consigo entrar numa batalha com ela sem maiores problemas. Assim que eu conseguir uma maneira de testar isso, atualizo esse post.

4) Conclusões.

A Nerf Longstrike CS-6 é uma das minhas armas preferidas da Nerf. Com o jeitode fuzil sniper, me agrada na aparência e no manuseio. A pintura vai bem com o todo e ela é fácil de engatilhar e atirar. A empunhadura adapta-se às minhas mãos e ela ainda pode levar 2 carregadores extras. Acho no entanto que uma luneta de mira teria deixado a arma mais completa, e que se ela viesse já com os dois carregadores adicionais seria ainda melhor. De qualquer maneira, esses não são detalhes que tiram a minha diversão.

Nota: No momento estou montando uma luneta com tubos e peças de PVC para a minha. A peça já está pronta mas falta pintar. Quando puder, posto sobre o resultado final.

 Este é um vídeo curto de apresentação da Longstrike que eu encontrei :

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